Atualização da NR-1 reforça a gestão de segurança e saúde no trabalho A partir de maio de 2025, as empresas brasileiras terão que incluir a avaliação de riscos psicossociais no processo de gestão de Segurança e Saúde no Trabalho (SST). A exigência é...
Leia na integraO índice de endividamento nas capitais brasileiras permaneceu estável nos últimos dois anos, com 78% dos lares nessa condição. No entanto, o número de famílias com contas atrasadas cresceu 12,8% no período, passando de 11,28 milhões, em 2022, para 12,73 milhões, atualmente. Esse...
Leia na integraSe ao consultar o CNPJ no site da Receita Federal e a situação da organização aparecer como inapta é preciso entender a origem disso. O primeiro passo para quem busca o que fazer com o CNPJ inapto é verificar quais são as pendências e identificar as declarações emitidas no site...
Leia na integraCrescer sem perder os valores fundamentais de uma empresa é uma tarefa desafiadora, mas não impossível Quando uma empresa começa a crescer, um dos maiores desafios que os empreendedores enfrentam é manter a essência e os valores que a tornaram bem-sucedida. À medida que novos mercados são...
Leia na integraO registro de ponto é uma das ferramentas que mais se mostra importante, e até vital quando falamos em gestão de pessoas dentro de uma organização. Ele vai muito além de um requisito legal, sendo essencial e imprescindível para assegurar a transparência nas relações de trabalho e...
Leia na integraA partir de maio de 2025, as empresas brasileiras serão obrigadas a incluir a gestão de riscos psicossociais como parte integrante do processo de Segurança e Saúde no Trabalho (SST). Essa determinação decorre da revisão da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), oficializada pelo Ministério...
Leia na integraEmpreendedores podem ter dificuldade em encontrar um equilíbrio saudável entre vida pessoal e profissional – até porque muitos depositam tudo que possuem para realizar o sonho de abrir o próprio negócio. O ritmo acelerado das mudanças no mercado, a competitividade e a sobrecarga de atividades podem...
Leia na integraQuais as vantagens e desvantagens de terceirizar o departamento pessoal? A terceirização do departamento pessoal é uma prática cada vez mais adotada pelas empresas, especialmente aquelas que desejam focar em suas atividades principais. A seguir, apresento as principais vantagens e desvantagens dessa...
Leia na integraFontes da equipe econômica do governo revelaram que o pacote fiscal prevê uma alíquota de 10% de Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) para os chamados super-ricos, contribuintes com renda anual acima de R$ 1 milhão. Assim, pouco mais de 100 mil super-ricos devem começar a ser taxados...
Leia na integraNa última sexta-feira (29) a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) divulgou em edição extra no Diário Oficial da União (DOU) a prorrogação do edital PGDAU n. 7/2024, que permite que Microempreendedores Individuais (MEIs), microempresas (MEs) e empresas de pequeno porte (EPPs) renegociem...
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