A parceria ideal para a sua empresa!

Alerta da Receita Federal: golpe do 'Erro na Declaração' volta a circular nesta temporada do IR

05 de April de 2024
Contábeis

A Receita Federal emitiu um alerta à população sobre uma nova tentativa de golpe que está sendo disseminada, onde criminosos estão se aproveitando da temporada de declaração do Imposto de Renda para enganar pessoas desavisadas alertando sobre um falso “erro na declaração”.

Este golpe utiliza indevidamente o nome da instituição para dar credibilidade à fraude e tem como alvo os contribuintes que estão em processo de declarar seus impostos.

Os golpistas informam às possíveis vítimas sobre supostos erros em suas declarações, exigindo regularização até a data limite de 5 de abril. 

 

Para dar credibilidade às suas alegações, eles disponibilizam um link malicioso, afirmando conter informações detalhadas sobre o procedimento de correção em um suposto arquivo PDF para impressão. Na mensagem, utilizam a sigla IRPF e se referem às possíveis vítimas como "contribuinte", termos comumente empregados pelo órgão em sua comunicação, buscando confundir e ludibriar os destinatários.

Além disso, os fraudadores mencionam legislação federal e até o Código Civil para dar peso à ameaça de multa e malha fiscal, demonstrando um nível de sofisticação e atualização quanto aos procedimentos fiscais. É essencial que os contribuintes estejam cientes dessas táticas fraudulentas e ajam com cautela para proteger suas informações pessoais e financeiras.

Ao clicar em links suspeitos ou fornecer informações pessoais em resposta a essas mensagens fraudulentas, as pessoas correm o risco de expor seus dados sensíveis a indivíduos mal-intencionados, que podem utilizar essas informações para cometer crimes cibernéticos mais graves.

 

A Receita Federal reitera que não envia comunicações por e-mail ou mensagens de texto solicitando a correção de erros em declarações por meio de links. É essencial que os contribuintes estejam vigilantes e sigam algumas orientações para evitar cair em golpes:

Como identificar erros na declaração?

Quando uma Declaração de Imposto de Renda é enviada, ela passa por uma análise dos sistemas da Receita Federal, onde são verificadas as informações fornecidas pelo contribuinte e comparadas com dados de outras entidades. Se houver discrepâncias, a declaração pode ser separada para uma análise mais detalhada, conhecida como Malha Fiscal.

Para saber se a Declaração está em malha, o contribuinte deve acessar o e-CAC, selecionar a opção "Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)" e na aba "Processamento", escolher "Pendências de Malha". Lá é possível verificar se sua declaração está em malha e qual é o motivo pelo qual ela foi retida.

 

Se sua declaração está em malha por erros no preenchimento ou por omissões, você pode fazer uma retificação, desde que ainda não tenha recebido o termo de intimação.

Compartilhe nas redes sociais

Facebook Twitter Linkedin
Voltar para a listagem de notícias

Entre em contato

11 4712-9821 / 4712-1337 / 99536-2531

(11) 9.9536-2531

qualiser@qualiser.com.br

Localização

Aracy Gomide, 280 - Jardim Flórida
São Roque/SP - 18133-080

Redes Sociais

Conheça e siga nossos canais. Interaja, fale conosco pelos nossos perfis e saiba de todas as novidades.